quinta-feira, 14 de junho de 2007

Organização da Informação

Paralelamente à evolução na tecnologia de informação ocorreu um avanço no volume e na importância da informação armazenada.
Na grande maioria das empresas falar-se em perder dados pode significar prejuízos incalculáveis além de transtornos quase indescritíveis.

Diante desse quadro, a forma como os dados são armazenados, seja no aspecto organizacional ou seja no aspecto de segurança, assumem um papel de elevada importância.

Diversos sistemas foram desenvolvidos e utilizados nos últimos anos. Este artigo apresenta uma visão geral sobres esses sistemas.

a) Sistemas tradicionais de arquivo.
- Nesta metodologia, os dados são organizados apenas com o uso de sistemas de arquivo com pouca ou nenhuma estruturação. Diante deste quadro, à medida que as mudanças ocorriam, era necessário a criação de novos arquivos que se acumulavam, dificultando sua identificação e manutenção.

b) Sistemas de gerência de banco de dados.
- Um banco de dados é uma coleção de dados inter-relacionados logicamente. Um Sistema de Gerência de Banco de Dados é uma coleção de programas que permite a criação e gerência de banco de dados e mais especificamente a sua definição, construção e a manipulação. Além disso realizam diversos serviços tais como:
. Controle de redundância
. Compartilhamento de dados e controle de concorrência
. Restrições de acesso multi-usuário
. Controle de transações
. Backup e restauração
. Segurança
. Restrições de integridade.

c) Data Warehouses
- Um data Warehouse é um banco de dados que armazena dados atuais e históricos de interesse potencial. Os dados são originados em diversos sistemas internos e externos à organização, incluindo sistemas de arquivo, banco de dados e a própria web.

d) Sistemas de recuperação de informação
- Dedicam-se à representação, ao armazenamento, à organização e ao acesso a itens de informação desestruturada.

Nenhum comentário: