quinta-feira, 14 de junho de 2007

ERP

ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema voltado para a integração dos processos e informações da empresa tais como vendas, compras, finanças, etc.

O primeiro passo para a implantação de um sistema ERP deve ser o mapeamento dos processos da empresa, visando identificar os recursos de interesse da organização para sua posterior instalação.

Uma importante característica da utilização deste tipo de sistema é o aumento da eficiência dos processos da organização.

De acordo com artigo publicado na Revista Produção, v. 15, n. 1, p. 105, Jan./Abr. 2005,
“pode-se identificar alguns pontos importantes acerca da sua arquitetura e funcionalidades deste tipo de sistema:
(a) Possuem uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa. São um amplo sistema de soluções e informações;
(b)Através de um banco de dados único, operam em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um simples ambiente computacional;
(c) Suas funcionalidades representam uma solução genérica que reflete uma série de considerações sobre a forma como as empresas operam em geral. Para flexibilizar sua utilização em um maior número de empresas de diversos segmentos, os sistemas ERP são desenvolvidos de forma que a solução genérica possa ser personalizada em um certo grau”.

Apesar das vantagens oferecidas por esse tipo de sistema ao optar por sua utilização a organização deve levar em conta alguns importante aspectos negativos:

1) Geralmente são pacotes comerciais “prontos para uso”, o que pode ocasionar mudanças na maneira como os processos da empresa são executados.
2) Os custos tanto na aquisição do software quanto do hardware são elevados.
3) A implantação deve ser feita de forma lenta e gradual e por pessoal com bons conhecimentos em sistemas de informação.

Nenhum comentário: