Nos últimos anos o comércio mundial passou por grandes transformações com o surgimento de um novo tipo de negócio, o comércio eletrônico.
Há pouco tempo falar-se em lojas virtuais seria utopia. No entanto, o avanço da internet e da segurança na transmissão de dados tornou possível esse tipo de “estalecimento”.
Hoje, cifras astronômicas são movimentadas em todo o mundo neste tipo de venda e muitas empresas baseiam seus negócios única e exclusivamente na venda via internet.
O comércio eletrônico pode ser dividido em três categorias:
- Business-to-consumer (B2C): Vendas diretas de empresas a consumidores individuais. Exemplos: Americanas.com, Submarino.com, dentre outras.
- Business-to-business (B2B): Vendas diretas entre negócios.
- Consumer-to-consumer (C2C): Vendas diretamente entre consumidores individuais, como é o caso do Mercado Livre, eBay, etc.
O comércio eletrônico traz consigo diversas oportunidades e desafios, tais como:
Para as empresas:
- Expansão do mercado
- Redução de custos nas transações
- Automatização do fluxo do negócio
- Baixo custo de comunicação
- Melhoria da imagem da empresa e dos serviços prestados ao cliente.
Para os consumidores:
- Possibilidade de efetuar transações 24 horas por dia, sem sair de casa.
- Maiores opções de escolha.
- Interação com outros consumidores (por exemplo através de mensagens ou comunidades virtuais, fóruns, etc).
- Maior competitividade entre empresas.
Paralelamente às vantagens apresentadas, o comércio eletrônico trás consigo problemas e desafios:
- Garantia da manutenção da privacidade dos usuários.
- Eficiência na logísticas.
- Formas de pagamentos diferenciadas e que atinjam a todos os consumidores.
- Garantia de segurança das informações prestadas pelo cliente.
- Confiabilidade na entrega do produto em condições adequadas ou mesmo com características desejadas pelo cliente.
quinta-feira, 14 de junho de 2007
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